sábado, 18 de setembro de 2010

Onde esta a Democracia?







A lei antifumo, criada no estado de São Paulo no dia 7 de agosto, onde se é proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais fere, inescrupulosamente, os conceitos sobre democracia no Brasil. Parece que voltamos, ou nunca saímos, das antigas questões separatistas que delimitavam muito bem nossa sociedade. A casa, a senzala, o negro, o branco e agora, o fumante, "saudável". Ponho aspas nos saudáveis, pois enfiaram nas mentes mais desprovidas de razão, o estúpido slogan do homem politicamente correto/saudável. Sou expressamente contra o fumo em hospitais, salas de aula, ônibus, aviões, restaurantes, cinemas, etc. Mas em bares? Os saudáveis vão para bares? Não sabia!
Recentemente vi em um jornal de expressão nos meios midiáticos, que estavam medindo os níveis de poluição das ruas de São Paulo. Acoplavam dois filtros nos indivíduos (policiais, garis, guardas de trânsito) que trabalhavam expostos ao “saudável” ar das ruas. No fim do dia, retiravam esses filtros para uma análise mais detalhada. Adivinhe qual foi a constatação? Por dia esses indivíduos fumavam o equivalente a dois cigarros. E ainda é proibido fumar em bares! Por que não se lança uma campanha para diminuir a compra desenfreada de carros e motos? Mas não! O brasileiro “apaixonado por carros” não para de comprá-los. Carros pra trabalhar, viajar, passear. Meu Deus!
Acho que essas leis tão radicais geram preconceitos e excluem indivíduos. Outro dia mesmo fui alvo de preconceito num bar a céu aberto. A lei ainda não estava em vigor, e eu prazerosamente fumava um cigarrinho. Uma senhora sentou numa mesa bem próxima a minha e pediu ao garçom que eu apagasse o cigarro. O garçom, extremamente educado, sugeriu que ela fosse para a parte interna do bar. Ela não se conteve e berrou:
“Morra com câncer de pulmão, mesmo!”
Pensei com os meus botões, será que aquela maldita senhora não morrerá de câncer na cabeça antes de mim?
Fui alvo de preconceito e exijo os meus direitos! Todos têm.  Todos aqueles que estão à margem da sociedade, incluindo agora os fumantes.

Um comentário:

  1. O problema que vejo nisso Léo, é o fato da fumaça prejudicar e incomodar quem senta ao lado. O mesmo penso sobre os que levam o som do seu carro para dentro do bar e nos obriga a escutar numa altura indesejável, músicas igualmente indesejáveis. Pra quem não fuma é mais fácil perceber esse outro lado, mas compreendo perfeitamente o seu descontentamento de um dia para o outro ter o prazer de estar num bar desassociado do prazer de fumar nesse mesmo bar.

    ResponderExcluir